terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

Os mais procurados - parte 1

Existentes em todo o litoral portugês e de grande valor desportivo, gastronomico e economico faz com que sejam os alvos prediletos dos pescadores desportivos apeados.
Deixo aqui uma pequena discrição morfologica dos mesmos, passando pelas técnicas e iscos mais uzados na procura dos mesmos.

Robalo
Dicentrarchus labrax



Peixe alongado com duas barbatanas dorsais separadas, a primeira espinhosa, a segunda de raios macios. Barbatanas pélvicas bem avan¡adas no ventre. Barbatana anal com três espinhos. Opérculos com dentes nas bordas inferiores. Dorso azul ou cinzento, lados prateados, ventre branco ou amarelo.
Muito comum nas águas costeiras e estuários, no Verão, e á volta de rochas, em areia ou lodo. Peixes maiores normalmente solitários, os peixes mais jovens formam cardumes. Predador voraz de outros peixes, lulas e crustáceos.
Encontrado nas costas sul das Ilhas Britânicas, ao longo da costa Atlântica e por todo o Mediterrâneo.
Procura alimento nas zonas de rebentação onde faz embuscadas a praticamente tudo o que se move.
Abeira mais nos meses de Dezembro a Ma¡o, o que coencide com a altura de desova dos mesmos.

Esta especie é procurada com practicamente todas as tecnicas de pesca apeada. As técnicas mais utilizadas nas praias são o surfcasting , corrico e spinning. Nas zonas de rocha e fundos mistos de rocha areia e cascalho é mais procurado á bóia engodando em algum recanto, mas aqui há também quem tente a sua sorte ao fundo ao corrico e ao spinning. Este peixe entra também muito nas rias e lagoas onde geralmente o esperam multidões equipados com as suas canas e bóias de correr e anzóis iscados com isco vivo.
Os iscos são muitos já que como predador furtivo que é ataca tudo o que se mova ou não, por engloba quase todos os iscos desde a tiagem, minhoca, carengueijo, sardinha,lula, polvo etc..., nas técnicas de surfcasting, fundo e bóia. Ataca também todos os Jerkbais e vinis, pingalins, cações, raglots, etc... quando bem animados nas técnicas de spinning , buldo e corrico modalidades estas onde é o alvo nº1.


Foto: net
Textos: http://aquaclube.no.sapo.pt/peixes.htm e Rui

Nenhum comentário: